"E sabemos que todas as coisas são projetadas especialmente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto." (Rm 8,28)
📌1. Aprendemos a exercitar nossa fé:
👉As provas são para fortalecer a nossa fé e nos preparar cada dia mais até que completemos nossa jornada cristã (At 14.22); (Rm 8.31-39); (Tg 1.1-34); (1Pe 1.6-9)
👉É em meio aos nossos problemas que conhecemos mais o Deus a quem servimos *Jó: (Jó 42.5)
📌2. Aprendemos que somos totalmente dependentes de Deus:
👉As aflições da vida revelam quão frágeis somos, geralmente quando estamos bem, tendemos a nos orgulhar do que temos e fazemos, mas devemos sempre nos lembrar de quem éramos e de onde Deus nos tirou *Israel no deserto (Dt 8.11-18).
📌3. Aprendemos que algumas aflições surgem para nos corrigir
👉Às vezes, as aflições da vida é a vara de Deus para nos corrigir (Sl 119.67,71) e qual é o pai que não corrige o filho a quem ama? (Hb 12,5-12)
👉Toda vez que o povo de Israel se afastou de Deus, O Senhor ajudou que diversos homens os alcançassem, só assim eles se voltariam para Deus
👉*O filho pródigo só valorizou a casa do pai depois de ter sido afligido pela fome (Lc 15.11-19).
📌4. Aprendemos que é nas aflições que revelamos o nosso caráter a Deus, as pessoas e a nós mesmos
👉A prova revela se somos fiéis a Deus em qualquer situação ou não, se somos o que aparentamos ser (Dt 8.1-3)
👉*José no Egito: Mesmo passando por extremas aflições, José eventualmente se dedicou e leal e foi abençoado por Deus: "E ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição." (Gn 41.52); (Gn 45.1-9).
👉*Jó: descobertas reveladas em meio às aflições (Jó 1.6-22) e também foi recompensado por Deus
📍 "E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou a Jó outro tanto em dobro a tudo quanto dantes possuía." (Jó 42.10)
📌5. Aprendemos que muitos dos problemas que surgem são oportunidades de promoção, em meio a dor Deus nos prepara para algo maior
👉*José no Egito: (Gn 45.1-9).
👉*Davi x Golias (1Sm 17).
📌6. Aprendemos a consolar os outros com as mesmas consolações que recebemos de Deus (2Co 1.3-4)
👉Muitas das vezes não entendemos a causa de termos passados ou de estarmos passando por algumas situações difíceis, mas depois de superarmos essas crises e de termos sidos consolados por Deus, encontramos-nos com várias pessoas que estão passando por situações semelhantes que conversamos e temos a possibilidade de ajuda-las de forma mais precisa (Fp 1.12-14).
📌7. Aprendemos que em meio aos nossos problemas, Deus é conhecido e glorificado:
👉Quando conversamos por provas que estão no âmbito do impossível e recebemos de Deus a vitória, todos os que estão em nossa volta percebem que isto é obra de Deus e o Senhor é reconhecido, temido e adorado (Sl 40.1-3).
👉*Os 3 jovens na fornalha (Dn 3.23-30).
👉*A ressurreição de Lázaro (Jo 12.1-11).
📌8. Aprendemos com nossas aflições a nos desprezarmos das coisas da terra e ansiarmos mais pela volta de Cristo:
👉O sofrimento dos israelitas no Egito, provocava-lhes o desejo de irem para a terra prometida (Gn 50.24-25); (Ex 3.7-9); (Ex 5.29-31)
👉Não estou dizendo que temos que viver uma vida de problemas e de miséria, hoje, não podemos viver só pensando nas coisas daqui, pois há um céu que nos espera e aqui tudo passageiro, somos peregrino nesta terra (Rm 8.18-23); (Fp 3 20); (Cl 3.1)
(Tiago Luis Pereira 19/07/24)
0 Comentários