Noé e sua Embriaguez
👉 Após o dilúvio, Noé plantou uma vinha, bebeu do seu fruto e se embriagou, neste estado de embriaguez se despiu e seu filho Cam o viu nu e contou o caso com zombaria a seus irmãos, Sem e Jafé cobriram seu pai, ao despertar do sono, Noé amaldiçoou Canaã, filho de Cam. Este caso terrível poderia ter sido evitado se Noé não tivesse se embriagado (Gn 9.20-29)
👉No período bíblico a população no geral não possuía saneamento básico e o vinho era até mesmo diluído na água para tratamentos estomacais (1Tm 5.23). Diante desta realidade, eles tinham dificuldades para consumir sucos diversos e a água potável era reservada para ser consumida só, como alternativa eles cultivavam as uvas que quando espremidas davam muito vinho (suco). Nas línguas originais, os seguintes termos são os mais usados para a palavra vinho:
➡️Tiyrosh - hebraico: Vinho fresco ou novo, mosto, vinho recém espremido (Nm 18.12); (Dt 18.4)
➡️Yayin - hebraico: Vinho maduro, com pouca fermentação. (Gn 14.18); (Dt 14.26); (Ec 9.7).
➡️Oinos - grego: Pode referir-se aos dois tipos de vinho: a) suco da uva não fermentado; b) suco de uva fermentada. (Jo 2); (Ef 5.18).
🚨Sendo assim, não encontramos na Bíblia Sagrada nenhum versículo explícito dizendo que não se pode beber vinho, se não aos nazireus e sacerdotes, pois o vinho era consumido normalmente naqueles tempos, a Bíblia Sagrada tem versículos contra a embriaguez, no caso do vinho ( novo) grandes proporções levava as pessoas à embriaguez e o vinho (fermentado) bastava alguns goles e a pessoa já ficava embriagada e nós sabemos como é prejudicial os males causados por pessoas embriagadas.
🚨 Hoje já é diferente, o vinho comercializado já é alcoolizado e pesquisas recentes mostram que ingerir meia taça de vinho já é prejudicial à saúde, algo que foi até mesmo incentivado por médicos, o vinho de hoje é prejudicial à saúde, uma dose já é o bastante para ser reprovado no teste do bafômetro.
✔️A Bíblia Sagrada também, não fala diretamente do uso do fumo e das drogas em geral, mas o apóstolo Paulo enfatizou a expressão: “e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaramos, como já antes vos disse, que os que comem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.” (Gl 5.21); (1Co 6.10).
📌Existem também outros princípios:
👉Nosso corpo é o templo do Espírito Santo e devemos cuidar bem dele zelando pela nossa saúde (1Co 6.19-20); (Ef 5.29); (1Ts 5.23). Com certeza o consumo de bebidas alcoólicas não nos beneficiará em nada, mas nos trará muitos malefícios, por esta causa, não nos convém (1Co 6.12)
👉A Bíblia Sagrada condena a embriaguez e todos nós sabemos os males gerados por uma pessoa que está sob o efeito de uma bebida embriagante ou de drogas, tais como agressões físicas e verbais, descontrole corporal e psíquico causando e danos acidentes no geral, neste estado alucinógeno ela pratica a imoralidade sexual, ela não pensa nas consequências e também não cumpre com suas devidas responsabilidades (Gn 9.20-29; 19.30-38); (Lv 10.9); (2Sm 13.28); (Pv 20.1; 21;17; 23.20; 23.29-35; 31.4-7); (Is 5.11-12; 28.7); (Os 4.11); (Hc 2.15-16); (Ef 5.18)
👉Deus em sua palavra nos orienta a termos autocontrole e a mantermos a sobriedade (Rm 13.13-14); (Gl 5.22); (1Ts 5.5-6)
👉Existe o princípio do amor ao próximo e do bom testemunho (1Co 10.31-33); (1Tm 3.1-8). Nossa liberdade se restringe a edificação dos nossos irmãos (Rm 14.1-23); (1Co 10.22-24)
👉Se somos servos de Deus, devemos viver totalmente para a sua glória. Onde é que Deus é glorificado quando um “crente” faz uso de bebida alcoólica? Mas pelo contrário, na sociedade em que vivemos o tal “crente” é difamado, trazendo vergonha não somente para si, mas também para a igreja (1Co 10.31-32)
👉“um pouco de fermento leveda toda a massa”; Esta expressão é aplicada pelo Senhor Jesus e pelo apóstolo Paulo se referindo aos falsos ensinos (Mc 8.10-21); (Gl 5.9) e também é mencionado pelo apóstolo Paulo se referindo ao pecado (1Co 5.6); Sendo assim, também podemos aplicar este princípio em relação às bebidas alcoólicas pois há pessoas que ficam alteradas e embriagadas com apenas uns dois ou três goles; Mas com o passar do tempo a pessoa se acostuma com aquela dosagem e como no caso das demais drogas, começa a consumir dosagens maiores, “imigrando do copo para a garrafa”.
🚨As bebidas alcoólicas, o cigarro e as diversas drogas existentes são prejudiciais à saúde; Não podemos abrandar esta questão, pois assim estaremos incentivando o consumo dentro do contexto familiar e eclesiástico, do contrário, apoiaremos a beber um gole de champanhe no final do ano, depois a beber diariamente um pouco de vinho, depois a beber “ socialmente ”a cerveja e depois se afundarem na cachaça e nas demais drogas
👉Devemos orar a Deus pedindo que o Senhor Jesus Cristo liberte as pessoas viciadas (1Co 6.10-11), pois além de estarem prejudicando elas mesmas, estão prejudicando também a família e a sociedade.
(Tiago Luis Pereira 08/08/24)
1 Comentários
Verdade
ResponderExcluir